03 abril 2009

ORGANISMO OU ORGANIZAÇÃO?

Essa pergunta é sobre nós, Igreja. Quem ou o que somos? Um organismo com partes funcionais que se complementam garantindo um bom funcionamento do todo; ou uma organização institucional com estatutos e hierarquias, processos burocráticos e contas a pagar? A resposta, sendo bem objetivo, é: os dois.

Vamos às origens. No livro dos Atos dos Apóstolos, por tanto no início da igreja enquanto Corpo de Cristo, alguns trechos se complementam e nos ensinam sobre essa dupla identidade da igreja. O primeiro deles está no capítulo 2, (vv. 42-47) onde diz que os membros dessa comunidade recém-nascida estudavam juntos a Palavra, oravam juntos, repartiam suas posses para que a ninguém houvesse falta e viviam a alegria genuína de Cristo em suas vidas. Isso é um Organismo; partes que se somam para contribuir ao todo. Por outro lado, o cap. 6 nos apresenta uma nova demanda junto às viúvas da igreja. Institui-se, pois, cargos e funções; os diáconos são escolhidos para cuidar da distribuição de alimentos aos necessitados (dentre eles, as viúvas), e os apóstolos continuam se dedicando ao estudo e exposição da Palavra de Deus. Isso é uma Organização; função, atribuição e estruturação.

Hoje estamos escolhendo novos Diáconos e novos Presbíteros para compor a liderança da nossa Igreja. Os diáconos, dentre outras funções, organizam a distribuição dos recursos para os que precisam. Eleger mais 10 diáconos é um passo organizacional vital para o bom funcionamento do organismo. O organismo se beneficia da estrutura funcional e retro-alimenta a organização. Esse ciclo se traduz, em parte, como a "edificação da igreja".

Como é do conhecimento da grande maioria, o sistema de governo da Igreja Presbiteriana é dito "representativo". Então, eleger novos presbíteros é escolher homens dignos que representam toda a comunidade nas decisões que acertam o passo ao longo do caminho. Novamente, a organização a serviço do organismo.

Escolher líderes segundo a vontade de Deus é fundamental para que o Organismo continue sadio. A organização melhor se estrutura e você, que compõe esse todo, vivencia o resultado de um Organismo que tem suas partes ajustadas, cientes de si e felizes: "Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. (...) Contavam com a simpatia de todo o povo. (...) Dia a dia, o Senhor lhes acrescentava os que iam sendo salvos." (Atos 2:44-47)

Juntos nessa caminhada.