09 abril 2009

CRISTO RESSUSCITOU MESMO?

Segundo o nosso Pr. Patrício, em seu livro Mosaico de Estudos e Reflexões, "se há um acontecimento da fé cristã que pode ser considerado como doutrina básica e central, este é a ressurreição de Cristo. O apóstolo Paulo deixa isso bem claro quando afirma: 'se Cristo não ressuscitou é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.' (1 Co. 15:14 e 17)".

Ao longo da semana que passou, caminhamos pelo Evangelho de Marcos trilhando os dias que precederam a Paixão de Cristo. Hoje estamos culminando no Domingo que reconhece e celebra a sua ressurreição. Aleluia!

Crer num Jesus ressurreto é interagir na certeza de que Ele vive. Se vive, ouve; se ouve não se faz indiferente e responde. É essa comunicação de "mão dupla" que re-significa a vida de milhões de cristãos ao redor do planeta e que hoje celebram juntos a convicção mais fundamental de sua fé.

Mas onde Cristo vive? Ele é só um Espírito, uma força maior, uma convicção? Nada disso... Cristo vive em mim - minha vida reflete (ou deveria refletir) sua existência. Pessoas precisam enxergá-lo no fundo dos meus olhos, na doçura de minhas palavras, no calor do meu abraço e na sinceridade e pureza das minhas motivações. Mas será que isso acontece?

Festejar o Cristo ressurreto é responder essa pergunta. Porque uma coisa é crer que ele levantou dos mortos e vive, outra coisa é, entendendo que Ele vive, viver a Sua vida. E então, como a Páscoa pode ser celebrada na sua vida?

Do hebraico - peshah - entendemos que a páscoa é a passagem do anjo da morte pelo Egito na ocasião da libertação do povo hebreu; do cristianismo, entendemos que esta passagem é da velha para a nova vida em Cristo.

Novamente Paulo: "se Cristo não ressuscitou, vã é a vossa fé". Para que não vivamos em vão, busquemos afirmar a vida de Cristo todos os dias em nossas vidas. Assim, cada ação nossa exclamará: "Cristo ressuscitou sim!"

Feliz Páscoa.