11 setembro 2009

UNIDOS OU REUNIDOS?

Existe alguma diferença entre pessoas estarem unidas ou reunidas? Eu digo que sim. Imagine uma sala de espera para entrevistas de emprego. Todos os candidatos disputam aquela única vaga que comporá o quadro definitivo de funcionários da empresa. Quem se sair melhor na entrevista, pega a vaga. Todos os candidatos estão reunidos dentro do mesmo local, mas eles não estão unidos; na verdade, o que há entre eles é competição e disputa, onde cada um considera o que é melhor para si próprio. Não existe união naquela reunião.

Por outro lado, tomemos como exemplo uma família que descobre o desejo (e por que não chamar vocação) de ajudar solidariamente outras famílias mais carentes. Esse núcleo de pessoas reunidas pelos laços de sangue se vê totalmente engajada – unida – no comum propósito de fazer diferença na realidade de outras pessoas. O filho passa a vender na escola os chocolates que a mãe aprendeu a fazer, a filha mais velha está dando aulas particulares de inglês nos horários livres da faculdade e o pai está fazendo algumas horas extras naquele mês para, juntos – unidos – somarem o maior volume de recursos possíveis para que a ação solidária seja marcante, relevante e continuada. Isso é união. É possível até estar unido sem estar, necessariamente, reunido.

Não há como não lembrar os primórdios da comunidade de pessoas recém convertidas ao Senhorio de Jesus Cristo. A bela narrativa de Lucas no livro dos Atos dos Apóstolos já diz tudo (2:44): "Os que criam mantinham- se unidos e tinham tudo em comum." E (4:32) "Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham." Essa unidade produzia e alicerçava a Comunidade. Na Comunidade, o propósito em comum os fazia olhar para o outro como companheiro/irmão e não como adversário. Lá não era preciso ser melhor nem ter mais do que ninguém, pois os recursos individuais estavam sempre a serviço do todo, nunca dos caprichos isolados de alguns.

Não é verdade que em nosso tempo cada vez mais pessoas estão se reunindo em nome da fé em Deus para buscar exclusivamente a solução para os seus próprios problemas? Nunca se viveu tanto uma fé individualizada e auto-centrada. Deus precisou dar licença para que o homem ocupasse o trono central do universo. É o evangelho que garante "o MEU milagre", "a MINHA bênção", que diz "(EU) prosperarei" ou "EU serei cabeça (o outro, uma reles cauda)!". É muita reunião para pouca união.

Quando há um só coração, uma só mente e uma só visão o povo vai mais longe. Como cristãos e participantes de uma mesma igreja local somos desafiados a estabelecer um COMPROMISSO com essa comunidade; essa postura evidencia nosso compromisso maior com o Pai, Senhor desta Igreja. Estar unido como Corpo de Cristo, ou seja, como Igreja, é abraçarmos a mesma visão de "servir a Cristo servindo pessoas para a glória de Deus". Se todos nos UNIRMOS em torno dessa proposta – aqui, na faculdade, em casa, no trabalho, em qualquer lugar ou fazendo qualquer coisa – então entenderemos e vivenciaremos o que Jesus disse: "onde estiverem dois ou três reUNIDOS em meu nome, ali estou no meio deles." (Mt. 18:20). Aí seremos como uma grande família que descobriu sua vocação.

Rumo à unidade.

1 Comments:

Blogger Diego Moura said...

querido, que palavra! Uma Rhema de Deus mesmo!
A unidade é a palavra de ordem para nós Igreja, só precisamos entender que já somos unidos e começar a práticar essa unidade...

Seja abençoado na prática da palavra.
Diego Moura
projeto.unidos@gmail.com

5:53 PM  

Postar um comentário

<< Home