31 dezembro 2009

UM NOVO CORAÇÃO PARA UM NOVO ANO

"Onde o ódio encontra raízes e o amor se mistura à paixão. Coração, entre o bem e o mal, que distância haverá? Coração, um amigo, um bandido talvez, quem te conhecerá?"
– trecho da música "CORAÇÃO", de João Alexandre.

Como nos diz o apóstolo Paulo, existe um duelo entre o bem e o mal sendo travado internamente nas arenas do coração humano (Rm. 7). Jesus Cristo nos diz também que do coração do homem procedem maus pensamentos e intenções escusas (Mt. 15). Diante dessas verdades, creio ser extremamente reconfortante o provérbio de Salomão, um sábio Rei de Israel: "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR." (Pv. 16) Não estamos – nem precisamos estar – entregues a nós mesmos!

Somos comandantes por excelência. Haja o que houver, queremos sempre estar no controle. Isso é bom; afinal de contas, devemos imprimir nosso perfil de preferências às atividades que viremos a realizar ao longo do ano que se inicia. Ao mesmo tempo, contudo, isso pode ser perigoso, pois Deus fala através do profeta que "enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9) Você quer assumir os riscos de iniciar o ano confiando em algo (o seu e o meu coração) totalmente indigno de confiança?

Para que 2010 se destaque como um ano exponencial em sua vida, é preciso iniciá-lo com a pergunta: "Quais são as minhas prioridades?" Na resposta, se "meu", "minha", "eu" e outras palavras afins estiverem muito presentes... Bem, cuidado, você pode estar embarcando em uma jornada rumo a um novo ano totalmente insignificante e sem propósito. Deus não só pode como quer dar sentido à sua agenda em 2010, basta deixar que Ele assuma o comando.

A suposição do poeta que considera o nosso "coração, um amigo, um bandido talvez", se resolve nas palavras do profeta Ezequiel (36:26) onde Deus diz ao seu povo: "Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne".

Um bom início de ano para você! Que o Autor da verdadeira Vida, Jesus Cristo, seja não só o Autor, mas também o Mantanedor da sua vida em 2010. "Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele considera todas as suas veredas." (Pv. 5:21)

Juntos em 2010!

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

http://aduanapt.blogspot.com/

10:33 AM  
Blogger IGREJA EVANGELICA SEMEANDO A PALAVRA ( IESP ) said...

Graça e paz!!
gostei do texto. a internet precisa de gente como vocês, para trazer o conhecimento da palavra de Deus aos corações da humanidade.

poderia escrever algo sobre missões?
Adoraria ler!!
Fiquem com a paz de Cristo.

9:38 AM  
Anonymous Ulisses said...

Pertinente é o comentário da Igreja Evangélica Semeando a Palavra, razão por que o ratifico, com o acréscimo de uma pequena súplica: Atualiza o blog aí Pastor!!

2:35 PM  

Postar um comentário

<< Home