01 abril 2010

VOCÊ SABIA QUE A PÁSCOA...

"Pascoa é o ovo de chocolate do Coelho, Papai Noel e Jesus!" Essa foi a resposta de uma criança de 4 ou 5 anos durante uma rápida enquete com a platéia infantil da peça de páscoa no auditório da escola que meu filho de 6 anos participou na semana passada. Risos, muitos risos! Depois das sinceras sacadas da platéia, tivemos uma emocionante dramatização do sofrimento e ressurreição de Jesus que, por sinal, foi interpretado pelo meu filho. Lágrimas, lágrimas e risos!

Após se dar conta de que Páscoa não tem a ver com ovos de chocolates – e todos já sabem disso – a cultura sempre relembra os sofrimentos de Cristo na semana santa com lindas dramatizações e o Evangelho é, como em época de Natal, novamente lido e mencionado. Ao mesmo tempo, essa cultura que anida vive diariamente em busca de algo que a preencha, que lhe dê significado de vida, parece esquecer-se da narrativa dos Evangelhos onde Jesus afirma ser tanto o Pão como a Água da vida. Em ambos, Ele se apresenta como a garantia de satisfação eterna para todos aqueles que dele "comem" e que dele "bebem". Parece tão claro! Mas não se percebe, nem na páscoa!

No hebraico, a Páscoa significa "passagem", da morte para a vida – da condição de opressão e escravidão para a liberdade na terra farta que mana leite e mel. Jesus Cristo fez por nós essa "passagem"quando morreu na sexta e ressuscitou no domingo; tirou de nossos ombros o peso da canga da escravidão e nos apresentou a possibilidade de uma vida plena. A busca desenfreada por preenchimento, por significação de vida, por esse "algo mais que ainda falta!", se encerra na pessoa de Jesus. Ele é a fonte de satisfação total. Pão que mata a fome da alma e água que sacia a sede do espírito. Nele o homem encontra a paz e o gozo de uma vida que, mesmos em meio às dores dos "vales de sombra e morte", consegue repousar "em pastos verdejantes junto às de águas de descanso".

Celebrar a páscoa NÃO SÓ É MAIS do que falar de ovos de páscoa – o que nós já sabemos, COMO TAMBÉM É MAIS do que lembrar de Jesus e dramatizar sua semana de sofrimento. Páscoa é celebrar essa realidade nova e satisfeita, conquistada para nós na cruz. Assim eu experimento diariamente as implicações de me compreender "morto" para o pecado de uma vida centrada em mim mesmo e "vivo" para Cristo e para os propósitos do seu Reino.

Então, para todos nós, UMA BOA PÁSCOA.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu diria a Páscoa é relembrar
Deus, a paixão do seu verdadeiro
filho e a ressureição da vida eterna ou morte.

1:40 PM  

Postar um comentário

<< Home