18 fevereiro 2008

Uma família em nós

O capítulo 12 do evangelho de João narra um momento especial da vida de Jesus. O ambiente é uma casa de família onde há poucos dias atrás um grande milagre havia sido feito. Trata-se da casa de Lázaro, amigo do Senhor.

Um ambiente familiar, pessoas acostumadas com a presença transformadora daquele que restaurara vida ao corpo e esperança aos corações.

Os presentes à mesa com Jesus eram os irmãos, Lázaro, Marta e Maria. Acredito que essa família traz em seus membros, simultaneamente, uma boa representação de como podemos nos portar em nosso relacionamento com Deus.

Lázaro é aquela dimensão em nós que vivencia o milagre diário da vida. Ele que havia sido recém ressuscitado por Jesus, desperta em nós a possibilidade de ressurgimento em meio às impossibilidades e de reedificação em meio às quedas. Jesus disse: "Lázaro, vem pra fora!" Ouça isso hoje: "Levanta você que está prostrado, Deus pode te devolver a vida!"

Depois nos deparamos com Marta, a tão atarefada Marta! Freqüentemente nos voltamos para Marta querendo ilustrar a aridez do cristão ativista. Ok, faz sentido, mas permita-me ir além e elogiá-la como aquela que há de nos despertar para a importância do serviço abnegado. Se em Lázaro temos a vida de volta, em Marta vislumbramos o propósito dessa vida: servir a Deus em nosso dia-a-dia. Para isso não é preciso agitação, somente sensibilidade.

Por fim, vemos a Maria. Aos pés do Mestre ela nos dá uma lição de prioridades. Em face das demandas que o cotidiano traz, a atitude da Maria nos ensina a investir tempo e recursos naquilo que é mais importante. Tantas direções a tomar, muitas escolhas a fazer e as palavras de Jesus seguem atuais: "Ela escolheu o melhor".

Sou Lázaro quando valorizo a vida abundante que me foi "devolvida" na cruz do Calvário; sou Marta quando entendo que essa vida só terá sentido se for em função do próximo e de suas necessidades. E Maria... ah, Maria continua aos pés do Senhor, desfrutando do que há de melhor. Preciso tê-la mais em mim. Precisamos de toda esta família em nós!

Mario S. Levy

 
 

1 Comments:

Blogger Magaly Passos said...

Estou junto com vc na necessidade de ter mais de Maria em mim...

1:27 PM  

Postar um comentário

<< Home